Fontes de Informação
Os conteúdos são organizados por áreas de conhecimento nas estantes numa biblioteca, agrupando em colecções diferentes recursos, de acordo com suas características. Cada uma destas colecções, na BVS, é denominada fonte de informação.
A abrangência das fontes de informação, na BVS, amplia a composição das colecções tradicionais das bibliotecas, permitindo a inclusão e o intercâmbio da literatura científica com colecções de outras naturezas, como os textos completos de evidências científicas na forma de revisões sistemáticas, avaliações tecnológicas, multimídia, objectos de aprendizagem e informação factual, como eventos e notícias.
Base de Dados da Rede de Documentação em Saúde de Moçambique – RDSM
- É uma base de dados de colecção descentralizada e dinâmica de fontes de informação, que visa compilar literatura científica e técnica produzida e publicada em Moçambique e sobre Moçambique.
A RDSM é uma base de dados que reúne a literatura técnico-científica nacional em Saúde, publicada nos vários tipos de suportes e que prioriza o acesso aberto. Esta base é um produto da Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, desenvolvida por meio da metodologia BVS e dos aplicativos criados e mantidos pela BIREME (Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde).
A base é alimentada pelos centros colaboradores do país, que incluem as bibliotecas das instituições da rede (Rede de Bibliotecas e Centros de Documentação do sector da Saúde e áreas afins);O Instituto Nacional de Saúde (INS) de Moçambique e a Organização Mundial da Saúde (OMS) Moçambique actuam como instituições coordenadoras a nível nacional da Biblioteca Virtual em Saúde de Moçambique – BVS Moçambique.
- Proporciona acesso em linha a conteúdo acadêmico e profissional, revisto por pares, a instituições de países de rendimento baixo e médio.
African Index Medicus – AIM
- Banco de dados internacional para a literatura de saúde africana, oferece acesso e visibilidade à informação biomédica publicada localmente.
- Repositório Institucional para Partilhar informação da Organização Mundial da Saúde.
Literatura Científica e Técnica da América Latina e Caribe – LILACS
- Base de dados especializada na área da Saúde, com literatura científica e técnica de 26 países da América Latina e do Caribe. Igualmente, com acesso livre e gratuito. Seus principais objectivos são o controle bibliográfico e a disseminação da literatura científico-técnica latino-americana e do Caribe na área da Saúde, ausente das bases de dados internacionais.